O que só existe aqui · Juquitiba
O rafting no Brasil começou em Juquitiba — num sítio, no início dos anos 1990
A cidade é considerada o berço do esporte no país, e o percurso do Rio Juquiá é o roteiro mais tradicional que existe. Tudo isso a 70 km da Praça da Sé, dentro da maior área contínua de Mata Atlântica do Brasil.
Existe um esporte inteiro no Brasil que começou numa cidade de mil e poucos estabelecimentos comerciais, a setenta quilômetros da Praça da Sé.
Juquitiba é considerada o berço do rafting no Brasil, pela importância histórica na difusão da modalidade.
E o mais improvável: começou num sítio.
O Sítio Canoar
A base pioneira de rafting no país foi o Sítio Canoar, inaugurado no início dos anos 1990 em Juquitiba.
Não foi um investimento de rede hoteleira, nem projeto de secretaria de turismo. Foi um sítio que virou centro de aventura em contato com os atrativos naturais da Mata Atlântica.
De lá para cá, a atividade se espalhou pelo Brasil — e o roteiro original continua sendo referência.
Por que o Rio Juquiá
O percurso do Rio Juquiá é reconhecido como o roteiro de rafting mais tradicional do Brasil.
E tem uma característica que explica por que o esporte pegou a partir dali: ele é adequado a iniciantes.
Isso não é detalhe. Rio bravo demais afasta o público e vira nicho de atleta; rio manso demais não é rafting. O Juquiá tem o equilíbrio que permite a alguém que nunca entrou num bote fazer a descida e querer repetir.
Some-se a proximidade: 70 quilômetros da capital. Dá para sair de São Paulo de manhã, descer o rio e voltar no mesmo dia.
Foi essa combinação — rio adequado, distância curta e alguém disposto a montar a estrutura — que fez o esporte se difundir no país a partir daqui.
Onde isso acontece
Juquitiba está inserida na maior área contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil.
Não é um fragmento de mata cercado de cidade. É mata contínua — o tipo que praticamente desapareceu no litoral e no sudeste brasileiro.
A região é montanhosa, com altitude média de 685 metros, cortada por nascentes, riachos, cachoeiras e rios de água clara.
E o nome da cidade já dizia isso muito antes de existir turismo: Juquitiba vem de Y-CU-TIBA, em tupi-guarani, e significa "terra de muitas águas".
Quem batizou o lugar não estava fazendo poesia — ainda que a etimologia não seja pacífica: Eduardo Navarro, principal dicionarista de tupi antigo do país, sugere origem diferente, em îukyra + tyba, "ajuntamento de sal". A leitura corrente, e a que a cidade adota, é a da água.
A ironia que explica tudo
Aqui está a parte que quase ninguém liga.
A origem do município está ligada a um aldeamento indígena do século XVI. E os registros trazem um detalhe decisivo: aquele aldeamento ficou à margem dos ciclos econômicos dos séculos XVII a XIX.
Ficou fora até do ciclo dos muares, que passava além da serra, nos caminhos que levavam ao Sul e a Minas Gerais.
Traduzindo: enquanto tropa de burro, ouro e café redesenhavam o mapa de São Paulo, Juquitiba estava fora da rota.
Isso custou desenvolvimento por três séculos.
E é, quase certamente, a razão de a mata ainda estar lá.
Compare com as vizinhas do guia: Guarulhos teve ouro a partir do fim do século XVI e virou a segunda maior cidade do estado. São Bernardo ganhou uma estrada em 1947 e virou capital do automóvel. Cada uma pagou o crescimento com a paisagem.
Juquitiba não teve a chance de fazer esse negócio.
Hoje é justamente por isso que ela tem o que vender.
O nome que encolheu
Antes de ser Juquitiba, o lugar se chamava:
Capela Nova da Bella Vista do Juquiá
Cinco palavras, trinta letras, com dois "l" em "bella" porque era assim que se escrevia.
Esse nome durou até 27 de dezembro de 1907, quando finalmente virou Juquitiba — nove letras.
A cidade só se emancipou de Itapecerica da Serra em 1964, no mesmo ano em que Embu-Guaçu também se separou da mesma cidade-mãe.
Pessoas vivas hoje nasceram antes de Juquitiba existir oficialmente.
O que é rafting, para quem nunca viu
Vale explicar, porque o termo circula sem que muita gente saiba exatamente o que significa.
Rafting é a descida de um trecho de rio com corredeiras num bote inflável, com uma equipe remando junto e um condutor treinado comandando a manobra.
Não é competição nem esporte solitário: é coletivo por definição. O bote só passa pela corredeira se todos remarem no tempo certo, e é isso que faz a atividade funcionar tão bem com grupos de pessoas que nunca se viram antes.
A dificuldade de um rio é medida por classes, e é aí que o Juquiá se destaca: ele tem trechos suficientes para dar emoção e nenhum que exija experiência prévia. O visitante recebe colete, capacete, instrução de segurança e desce.
Foi essa acessibilidade que transformou o roteiro no mais tradicional do país — e que fez de Juquitiba a porta de entrada de milhares de brasileiros no turismo de aventura.
Uma cidade que não é só fim de semana
Vale dizer o que a fama de destino de sábado esconde.
Juquitiba é cidade, não parque. Tem gente que mora, trabalha, cria filho e precisa resolver a vida durante a semana — quando o pessoal do rafting já voltou para a capital.
Tem a padaria, a farmácia, a oficina que atende sem hora marcada, a pousada que também recebe morador e o mercado onde todo mundo se conhece.
O artesanato continua sendo manifestação cultural forte por aqui: cestaria, argila, entalhe em madeira, pintura em tela, móvel rústico, bordado e crochê.
E a Igreja Matriz de São Sebastião, em estilo neoclássico, segue como o símbolo mais reconhecível da cidade — erguida no terreno que um casal, Manoel Jesuíno Godinho e Francisca Maria da Penha, doou da própria propriedade no século XIX. Em volta dela é que apareceram as primeiras casas.
Linha do tempo
- século XVI — aldeamento indígena na região
- séculos XVII a XIX — a região fica fora de todos os ciclos econômicos
- século XIX — o casal Manoel Jesuíno Godinho e Francisca Maria da Penha doa terras para a capela
- 27/12/1907 — Capela Nova da Bella Vista do Juquiá vira Juquitiba
- 1964 — emancipação de Itapecerica da Serra
- início dos anos 1990 — o Sítio Canoar inaugura o rafting no Brasil
- hoje — município de interesse turístico, dentro da maior área contínua de Mata Atlântica do país
O bairro chamado Engano
Um detalhe que continua sem explicação e que vale repetir.
O ponto mais alto do município fica no Bairro das Laranjeiras, a 900 metros.
O ponto mais baixo fica no Bairro do Engano, a 550 metros.
Ninguém registrou de onde veio esse nome. Mas ele existe, está no mapa, e alguém um dia olhou para aquele pedaço de chão e decidiu chamá-lo de Engano.
É a melhor pergunta em aberto das vinte cidades deste guia.
O que o acervo do guia mostra
Este guia mapeia 1.082 estabelecimentos em Juquitiba, dos quais 954 têm telefone, distribuídos por 94 bairros.
E o perfil é o mais atípico das vinte cidades:
- Serviços e profissionais — 113
- Igrejas e templos — 110
- Hospedagem e lazer — 107
- Bares e restaurantes — 99
Duas coisas saltam.
Hospedagem em terceiro lugar — pousada, sítio, camping, chácara de eventos. Só Ibiúna tem perfil parecido entre as vinte cidades. É o turismo aparecendo na contagem de portas abertas.
Igrejas em segundo, praticamente empatadas com serviços — o mesmo padrão de Embu-Guaçu e Miracatu, onde o templo de bairro é o único equipamento coletivo perto de casa.
E o mais revelador: as quatro categorias estão praticamente empatadas — 113, 110, 107, 99. Não existe setor dominante.
É o retrato de uma economia pequena e distribuída, onde o turismo pesa tanto quanto o comércio de rua. Numa cidade de mil estabelecimentos, cada um importa: um mecânico a mais ou a menos muda a vida de um bairro inteiro.
Quem precisa achar alguém aqui — morador ou visitante — pode ver o guia completo de Juquitiba, hospedagem e lazer, bares e restaurantes, mercados e alimentos e serviços e profissionais.
Comparando com as vizinhas
Com Ibiúna: as duas cidades de turismo de natureza do guia, e as duas únicas em que hospedagem entra nas quatro maiores categorias. Ibiúna combina isso com produção agrícola pesada; Juquitiba, com mata preservada.
Com Itapecerica da Serra: a mãe. Juquitiba saiu em 1964, junto com Embu-Guaçu.
Com Embu-Guaçu e São Lourenço da Serra: as três filhas "verdes" de Itapecerica — as que ficaram com mata, água e restrição de uso, e não puderam adensar como Taboão adensou.
Com Miracatu: as duas menores economias do guia, as duas com igrejas entre as maiores categorias, e as duas na mesma bacia — o Juquiá nasce nesta região, e o São Lourenço passa por Miracatu.
O que ninguém explica
- Por que existe um Bairro do Engano?
- Como Juquitiba ficou fora do ciclo dos muares? A rota passava perto. O que fez os tropeiros escolherem o outro lado da serra?
- Quem teve a ideia do rafting? O Sítio Canoar é apontado como pioneiro, mas a história de quem colocou o primeiro bote na água raramente é contada em detalhe.
O que fica
Por três séculos, ninguém passou por ali. Nem tropa de burro, nem ouro, nem café.
A cidade ficou pobre e ficou verde.
Em 1907 o nome encolheu de trinta letras para nove. Em 1964 o vilarejo virou município.
E no início dos anos 1990, num sítio, alguém colocou um bote na água do Juquiá e inaugurou no Brasil um esporte inteiro.
O nome da cidade sempre disse a única coisa que importava sobre ela: ali tem muita água.
Levou quatro séculos para isso virar uma vantagem.
Leia também
Todos os artigos-
O que a cidade come · Barueri
Barueri tem 37 mil comércios e a menor densidade de padaria, açougue e pizzaria do guia — as três ao mesmo tempo
É o segundo maior acervo entre as vinte cidades e fica em último lugar nos três indicadores de comércio de bairro. Não é falta de comida: é que o que está registrado em Barueri não é loja de rua, é empresa.
-
O que a cidade come · Carapicuíba
Carapicuíba tem mais loja de bebida que padaria — 143 contra 62, a maior densidade de adega do guia
São 10,1 comércios de bebida por mil estabelecimentos, à frente de todas as vinte cidades e quase três vezes a taxa de Santo André. E em nenhuma outra cidade a adega supera a padaria por essa margem.
-
O que a cidade come · Diadema
Diadema tem a maior densidade de fornecedor de marmita do guia — e é a cidade mais industrial dele
São 120 empresas de fornecimento de alimentos preparados em 17.503 estabelecimentos, 6,9 por mil, a maior taxa entre as vinte. Não é coincidência: é o comércio que nasce onde a fábrica trabalha em turno.