Como era antes · Juquitiba
Juquitiba se chamava Capela Nova de Bela Vista do Juquiá — e o fundador dava o lote e a madeira da casa
Manoel Jesuíno Godinho e Francisca Maria da Penha doaram dois alqueires para a capela, ofereceram lotes de graça a quem quisesse ficar e ainda forneciam a madeira para construir. O distrito só veio em dezembro de 1907.
Antes de ser Juquitiba, o lugar tinha um nome muito mais comprido e muito mais bonito.
Chamava-se Capela Nova de Bela Vista do Juquiá.
E ele existe porque um casal de proprietários fez uma coisa que hoje soa inacreditável: deu a terra da igreja, deu os lotes de graça a quem quisesse morar, e ainda forneceu a madeira para as pessoas construírem as casas.
O bairro de São Lourenço
O registro histórico da prefeitura começa com uma geografia.
Desde meados do século XIX, a região banhada pelo rio São Lourenço, quase na sua confluência com o rio Jequiá ou Juquiá, era conhecida como bairro de São Lourenço.
Repare no nome: bairro de São Lourenço.
É o mesmo topônimo que, mais tarde, daria nome ao município vizinho de São Lourenço da Serra — que ficaria com o santo, enquanto Juquitiba ficaria com o rio.
Dois municípios diferentes, dois pedaços do mesmo nome antigo.
1867: os primeiros moradores
Em 1867, foi legitimada a posse daqueles que podem ser considerados os primeiros moradores de Juquitiba — entre eles Manoel Jesuíno Godinho.
"Legitimada a posse" é uma expressão precisa e reveladora. Significa que as pessoas já estavam lá e que o Estado passou a reconhecer, por escrito, o que já era fato.
É assim que boa parte do Brasil rural virou propriedade: primeiro ocupa-se, depois regulariza-se. O mesmo que aconteceria oitenta e cinco anos depois no Jardim Zaira, em Mauá, onde o loteamento começou em 1952 e a autorização municipal só veio em 1956.
A doação — com duas datas
E aqui está o gesto que fundou a cidade.
Segundo o texto narrativo da prefeitura, em 1887, Manoel Jesuíno Godinho e sua mulher, Dona Francisca Maria da Penha, proprietários de terras na região, resolveram doar dois alqueires para a construção da capela em louvor de Nossa Senhora das Dores — padroeira e protetora de Juquitiba.
E não pararam aí. Ofereceram também, gratuitamente, lotes para aqueles que estivessem interessados em se fixar, aos quais forneciam madeira para construção das casas.
Leia de novo: lote de graça e madeira para levantar a casa.
Vale registrar a divergência, porque ela está dentro do mesmo documento da prefeitura. A cronologia oficial data a doação em 1877, "pela escritura de 1º de novembro, lavrada no Tabelião de Itapecerica" — dez anos antes do que diz o texto narrativo.
Duas datas, um arquivo só. Ficamos com as duas anotadas, como já fizemos no artigo sobre os bairros de Juquitiba.
Por que alguém daria terra de graça
O gesto parece altruísmo puro, e provavelmente tinha bastante disso. Mas vale entender a lógica, porque ela se repete na história desta região.
Terra sem gente não vale nada. Um proprietário com centenas de alqueires no meio da mata, a dias de qualquer mercado, tem um ativo que não gera renda e que ele não consegue vender.
Se ele doa a terra da capela, aparece o padre. Com o padre, aparece a missa. Com a missa, aparece a feira. Com a feira, aparece o comércio — e a terra que sobrou, no entorno, passa a valer.
Dar o lote e a madeira acelera tudo isso. É o mesmo cálculo que Chafik Mansur Sadek faria em Mauá, setenta anos depois, doando tijolo, telha, porta e janela para quem comprasse lote no Jardim Zaira.
Não diminui o gesto. Explica por que ele funcionou.
De capela a distrito
O primeiro agrupamento populacional passou a se chamar Capela Nova de Bela Vista do Juquiá.
E ficou assim até que, em dezembro de 1907, foi criado o distrito.
Quarenta anos entre a legitimação da posse dos primeiros moradores, em 1867, e o primeiro reconhecimento administrativo.
E note a padroeira: Nossa Senhora das Dores.
É a mesma invocação da capela que deu origem a Miracatu, do outro lado da serra, cuja povoação começou com a igreja para a qual Pierre Laragnoit doou terras em 1871.
Duas cidades deste guia, separadas por dezenas de quilômetros de mata, fundadas em torno da mesma santa, no mesmo período, pelo mesmo mecanismo: um proprietário doa terra, ergue-se uma capela, forma-se um povoado.
O que Juquitiba virou
Este guia mapeia 1.330 estabelecimentos em Juquitiba — o segundo menor acervo entre as vinte cidades, à frente apenas de Miracatu e São Lourenço da Serra.
O perfil:
- Serviços e profissionais — 165
- Mercados e alimentos — 127
- Igrejas e templos — 127
- Hospedagem e turismo — 117
- Construção e reforma — 113
- Bares e restaurantes — 111
Igrejas e templos empatado em segundo lugar com mercados, com 127 cada.
Numa cidade que nasceu literalmente de uma capela — a ponto de ter se chamado "Capela Nova" —, o templo continua sendo, cento e quarenta anos depois, uma das duas maiores categorias comerciais.
E hospedagem em quarto, com 117. Juquitiba e Ibiúna são as duas cidades mais turísticas deste guia — a primeira por causa da corredeira e da mata, a segunda por causa do lago.
A indústria é de apenas 1,7% — 23 estabelecimentos em 1.330.
Quem precisar encontrar algo pode ver o guia completo de Juquitiba, igrejas e templos, hospedagem e turismo, mercados e alimentos e construção e reforma.
Linha do tempo
- meados do século XIX — a região banhada pelo rio São Lourenço, perto da confluência com o Juquiá, é conhecida como bairro de São Lourenço
- 1867 — legitimada a posse dos primeiros moradores, entre eles Manoel Jesuíno Godinho
- 1877 — pela escritura de 1º de novembro, lavrada no Tabelião de Itapecerica, Godinho e Francisca Maria da Penha doam cerca de dois alqueires em torno da capela (o texto narrativo da prefeitura data o gesto em 1887)
- período seguinte — lotes gratuitos e madeira para construção atraem moradores; forma-se a Capela Nova de Bela Vista do Juquiá
- dezembro de 1907 — criação do distrito
- 1964 — Juquitiba é elevada a município pela Lei Estadual nº 8.092
- 1996 — pela Lei nº 698, é criado o distrito de Barnabés
- hoje — 1.330 estabelecimentos, com igrejas empatadas em segundo lugar
Comparando com os vizinhos
Com Miracatu: as duas nasceram de uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, doada por um proprietário local, no mesmo período. E as duas são as menores economias deste guia.
Com São Lourenço da Serra: as duas dividem o nome antigo do lugar. Juquitiba ficou com o rio; São Lourenço, com o santo.
Com Mauá: o mesmo mecanismo comercial, com setenta anos de diferença. Godinho dava lote e madeira; Chafik dava tijolo, telha, porta e janela.
O que ninguém explica
- 1877 ou 1887? O mesmo documento da prefeitura traz as duas datas para a mesma doação.
- Quantas famílias aceitaram o lote de graça? O oferecimento é registrado; a adesão, não.
- Por que Nossa Senhora das Dores? A escolha da invocação, compartilhada com Miracatu, não aparece explicada.
O que fica
Havia um trecho de mata entre dois rios que as pessoas chamavam de bairro de São Lourenço.
Em 1867, o Estado reconheceu no papel que algumas famílias já moravam ali. Uma delas era a de Manoel Jesuíno Godinho.
Uma década depois — ou duas, dependendo da página do arquivo —, ele e a mulher, Francisca Maria da Penha, doaram dois alqueires para se erguer uma capela a Nossa Senhora das Dores.
E ofereceram lotes de graça a quem quisesse ficar, fornecendo a madeira para as casas.
O lugar passou a se chamar Capela Nova de Bela Vista do Juquiá. Em dezembro de 1907 virou distrito. Em 1964, município.
Hoje tem 1.330 comércios, e igrejas e templos empata em segundo lugar entre as maiores categorias.
Cento e quarenta anos depois de um casal dar a terra para levantar uma capela, o templo continua sendo, em números, uma das duas coisas que mais existem na cidade.
Leia também
Todos os artigos-
O que a cidade come · Barueri
Barueri tem 37 mil comércios e a menor densidade de padaria, açougue e pizzaria do guia — as três ao mesmo tempo
É o segundo maior acervo entre as vinte cidades e fica em último lugar nos três indicadores de comércio de bairro. Não é falta de comida: é que o que está registrado em Barueri não é loja de rua, é empresa.
-
O que a cidade come · Carapicuíba
Carapicuíba tem mais loja de bebida que padaria — 143 contra 62, a maior densidade de adega do guia
São 10,1 comércios de bebida por mil estabelecimentos, à frente de todas as vinte cidades e quase três vezes a taxa de Santo André. E em nenhuma outra cidade a adega supera a padaria por essa margem.
-
O que a cidade come · Diadema
Diadema tem a maior densidade de fornecedor de marmita do guia — e é a cidade mais industrial dele
São 120 empresas de fornecimento de alimentos preparados em 17.503 estabelecimentos, 6,9 por mil, a maior taxa entre as vinte. Não é coincidência: é o comércio que nasce onde a fábrica trabalha em turno.